Cai o número de cidades em MG que não têm casos de Covid-19

Cidade turística de São Thomé das Letras está proibindo entrada de visitantes

Cidade com maior número de habitantes entre a lista de dez municípios mineiros sem casos do novo coronavírus até essa segunda-feira (21), Coronel Murta no Vale do Jequitinhonha não é mais um município imune à pandemia. Entre segunda e a manhã desta terça-feira (22) a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) confirmou o primeiro caso de Covid-19 na cidade. Ainda na segunda-feira, Cantagalo no Rio Doce também despediu-se da lista de municípios após ter notificado cinco casos ligados à infecção. Agora, nove municípios mineiros mantêm-se sem mortes ou moradores diagnosticados com o novo coronavírus. Estas são cidades que há mais de seis meses resistem diante do avanço da pandemia por regiões interioranas de Minas Gerais.

Coronel Murta que estava entre as dez cidades sem casos na segunda-feira era a que tinha a maior população com estimados 9.215 habitantes segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). São Thomé das Letras no Sul de Minas Gerais é agora a cidade com maior população na lista e que não tem diagnósticos de Covid-19. Reconhecido destino turístico de mineiros e moradores de outros lugares do país com suas atrações ligadas às paisagens naturais e ao misticismo da cidade, São Thomé das Letras está fechada há cerca de seis meses, e decreto publicado pela prefeitura na sexta-feira (18) estende o bloqueio de entrada no município para turistas e não-residentes por mais praticamente um mês.

A seguir, conheça quais são as nove cidades de Minas Gerais que não têm casos do novo coronavírus, bem como as regiões em que elas estão e suas populações estimadas de acordo com censo mais recente do IBGE:

1. Aracitaba (Zona da Mata/2.058 habitantes);

2. Botumirim (Norte/6.288 habitantes);

3. Camacho (Centro-Oeste/2.869 habitantes);

4. Cedro do Abaeté (Central/1.157 habitantes);

5. Pedro Teixeira (Zona da Mata/1.806 habitantes);

6. Queluzito (Central/1.943 habitantes);

7. Santana do Garambéu (Zona da Mata/2.476 habitantes);

8. São Thomé das Letras (Sul/7.120 habitantes);

9. Veredinha (Alto Paranaíba/5.727 habitantes).