Onda de frio prevê 7ºC em Belo Horizonte

Foto da cidade de Curvelo a 169 km de Belo Horizonte

Um alerta divulgado nesta quarta-feira (19) pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prepara os brasileiros para uma “onda histórica de frio”. Em Minas, as baixas temperaturas já provocam mudanças no tempo a partir desta sexta-feira (21).

De acordo com o Inmet, uma forte massa de ar frio alcança o sul do país já nesta quinta-feira (20), provocando o declínio acentuado de temperatura. Há previsão de geadas generalizadas. A massa de ar frio avança pelo interior do país e chega a Minas Gerais na sexta.

Segundo o Inmet, o Sul do estado deve apresentar temperaturas próximas de zero. Além da formação de geadas que devem prevalecer na divisa com São Paulo, haverá chance de grande nebulosidade, precipitação e intensidade dos ventos.

À medida em que avança pelo país, a massa de ar frio também perde intensidade, mas deve provocar reflexos na Região Central de Minas durante o fim de semana. Segundo o Instituto, as temperaturas baixam em Belo Horizonte a partir da sexta-feira, com temperaturas que variam entre 11ºC e 22ºC. Ainda há possibilidade de chuviscos pela manhã e à noite.

As temperaturas caem ainda mais no sábado (22) e domingo (23). Com mínima prevista de 12ºC nos dois dias, a máxima não deve passar dos 18ºC. Na segunda-feira (24), o dia deve começar com os termômetros variando entre 7ºC e 21ºC.