Moda Agênero : Desconstrução em tecido

Os gêneros foram estabelecidos para separar o feminino do masculino e essa separação acabou fazendo com que objetos, roupas e algumas atividades também fossem designados e passassem a ser rotuladas mais adequadas para cada sexo. por exemplo: coisas mais delicadas seriam melhor utilizadas por mulheres e coisas mais brutas por homem. Mas o movimento agênero procura quebrar esses paradigmas.

Características da Moda Agênero

A moda agênero ou sem gênero evidencia que a peça deve vestir a pessoa e não o inverso, de acordo com os gostos pessoais do cliente ele irá comprar a peça no estilo que ele irá gostar e que se sentirá bem, tudo depende se a peça vai vestir bem e se a pessoa gostará do resultado, a moda agênero é nada mais nada menos que preza por você vestir o que quiser sem importar se aquela peça foi fabricada e destinada para um gênero especifico, o importante é você gostar da peça no seu corpo e utilizá-la como bem entender, enfim a moda agênero aponta geralmente coisas como estilo, individualidade e criatividade que você desenvolve brincando com peças que você gostar e assim dizer algo sobre sua personalidade.

Moda Agênero X Grandes Marcas

Muitas grandes marcas e lojas de departamento já aderiram ao mercado agênero, a Zara por exemplo tem lançado diversas coleções em tons neutros e peças mais largas, com tecidos que variam do algodão ao jeans. A C&A também foi outra empresa que abriu espaço pra moda agênero criando a coleção Tudo Lindo e Misturado que também trouxe peças versáteis para seus consumidores.

O mercado livre que é uma plataforma de compra e venda online criou uma aba em seu site e no app que disponibiliza espaço para empresas que vendem roupas agênero no seu catálogo para aumentar a facilidade de consumidores e vendedores encontrarem seu público.

A Importância da Moda agênero

Renan Gazotto trabalha como modelo, produtor de moda, artista visual e tem tantas outras habilidades que o torna único,quando contactado pedimos que ele falasse um pouco da moda agênero do seu ponto de vista e explicasse a importância desse movimento para ele.

A Moda na realidade ela é uma conseqüência daquilo que foi datado pela sociedade, masculino e feminino também foi datado pela sociedade como meninas usam isso e meninos usam aquilo mas porque a gente é barrado por querer usar uma roupa que é datada por feminina ou masculina é só uma etiqueta, só um tecido é como se fosse um adorno para deixar nosso corpo mais bonito. Então pra mim a moda agênero tem uma importância gigantesca e a quebra de paradigma não vem pra afrontar, ela vai como eu me sinto bem usando aquela peça, eu não uso uma roupa datada como feminina ou masculina pra agradar os outros eu uso pra me agradar, se ela me veste bem e se eu gostei eu vou usar e quem vê de outro jeito estão de fora dessa capsula estão vivendo em uma bolha que não deveria existir. Na minha percepção a roupa deveria ser agênero desde os primórdios e já ouve uma inversão de papel várias vezes desde o século XX pra cá o tanto que a gente já mudou, tanto que os homens usavam lingerie e as mulheres não, ois homens usavam maquiagem e as mulheres não então a gente vive uma época que está tudo inverso pra todo mundo então nós temos que mudar nossos conceitos e é muito importante vivencia a moda agênero nessa época de preconceito que a gente vive e em todas as situações e com esse governo que a gente tem atualmente nós temos que mostrar nossa personalidade mesmo a gente tem que se impor perante a moda e a sociedade e mostrar como é gratificante pra gente ser como quiser ser e a pergunta que eu deixo é por que não usar algo que eu quiser usar independente do gênero? se aquilo te serve como personalidade, conforto, maneira de se expressar se aquilo te representa se tem um significado pra você por que não usar? foi só um rótulo que colocaram naquilo tudo, então vamos tirar esses rótulos e fazer da roupa apenas uma roupa sem datar gênero.

Renan gazotto
https://www.instagram.com/p/B2b5N_eA33i/?utm_source=ig_web_copy_link

Para acompanhar o trabalho de Renan Gazotto:

Facebook: https://www.facebook.com/rezitox

Instagram: https://www.instagram.com/rezitx

Recentemente Renan Gazotto fez parte do videoclipe Ninguém é de Ninguém da Pitty confira:

O Futuro é Agênero

Se entregue a esse movimento de expressão e criatividade use e abuse das peças que quiserem, se ame e se expresse. O futuro Agênero e cada passo é importante para esse caminho se te interessa é só dar o primeiro passo.

Campanha Mercado Livre Tudo Lindo e Misturado