Como começar a correr como iniciante

Novas pesquisas revelaram quão boa corrida pode ser para você – e, felizmente, isso não sugere que você faça uma sessão de corrida de uma hora cinco vezes por semana.

Em vez disso, a pesquisa, publicada no British Journal of Sports Medicine , descobriu que a corrida – não importa a rapidez, a distância ou a frequência – está relacionada a um menor risco de morte prematura.

Pesquisadores da Austrália, Tailândia e Finlândia associaram a corrida a um risco 30% menor de morte por doenças cardiovasculares e a 23% menor risco de morte por câncer, observando: “Qualquer quantidade de corrida, mesmo que apenas uma vez por semana, é melhor do que nenhuma. corrida, mas doses mais altas de corrida podem não estar necessariamente associadas a maiores benefícios de mortalidade “.

Se você é um novato completo, agora pode ser a hora de começar a correr. Aqui está como …

Não tenha pressa

Imediatamente, tentar fazer uma maratona provavelmente levará a lesões e sequelas para a vida toda. “Não há nada errado em começar com um programa de caminhada / corrida para acostumar seu corpo a isso”, incentiva Weldon. “Divida-o em intervalos, aumentando gradualmente à medida que você aumenta sua resistência. Depois de ficar mais confiante com a corrida, comece a aumentar as seções de corrida e reduzir os intervalos de caminhada”.

Andy Baddeley, duas vezes olímpico e co-fundador do The Running Channel, concorda: “Os novos corredores se cansam naturalmente mais cedo do que esperavam, e não há vergonha em caminhar. A chave para se divertir correndo é encontrar um ritmo sustentável, mas isso vem com a prática “.

Comece devagar

O mesmo princípio vale para a velocidade. “Não comece a correr muito rápido, seu corpo precisa de tempo para se adaptar às tensões da corrida, principalmente às articulações e ligamentos”, diz Weldon. “Começar muito rápido pode causar lesões e você pode sentir um esforço excessivo em apenas alguns minutos.

“Em vez disso, tente correr a um ritmo que se sinta confortável e tente manter esse ritmo por toda a distância, para que você dê tempo ao seu corpo para relaxar gradualmente.”

Relaxe sua respiração

Respirações curtas, agudas e frenéticas o cansam rapidamente e tornam sua corrida extremamente desagradável. Baddeley diz: “Tente manter a respiração relaxada. Sim, você ficará sem fôlego, mas manter os ombros para trás e a cabeça alta, concentrando-se na respiração baixa, usando o diafragma, pode realmente ajudar. Tente evitar o pânico, respirações superficiais no alto do seu peito”.

Participar de um grupo

Às vezes, a coisa mais difícil de fazer uma corrida é encontrar a motivação, e é aí que ingressar em um clube de corrida local pode fazer a diferença. Uma rápida pesquisa na Internet provavelmente revelará muitos clubes para corredores casuais perto de você.