Ministério da Cidadania lança campanha de prevenção ao uso de drogas

O Ministério da Cidadania acaba de lançar, nos meios de comunicação, a segunda etapa da Campanha de Prevenção ao Uso de Drogas. Com foco especial em jovens de 14 a 18 anos, a ação conta com filmes de 30 e 60 segundos, posts nas redes sociais do governo federal, spots de rádio, banners de internet, minidoor social e mobiliário urbano. Também estão previstas ações interativas em locais que o público jovem frequenta, como escolas e shoppings.

O conceito da campanha é “Você nunca será livre se escolher usar drogas”. O objetivo é fazer um alerta sobre as consequências para quem decide experimentar qualquer tipo de droga, mostrando aos jovens que eles podem ter seu desenvolvimento prejudicado ou mesmo suas vidas interrompidas.

“A droga está causando uma epidemia de violência no Brasil. Estamos trabalhando juntos para combater esse problema que está destruindo a nossa juventude, gerando uma quantidade significativa de homicídios”, afirma o ministro da Cidadania, Osmar Terra.

Como uma forma de conexão com os jovens, a banda Melim compôs e gravou a música Dia Cinza, que conta a história real de um jovem que teve sua vida afetada pelas drogas. O DJ Bruno Martini também gravou uma versão da canção.

Uma caixa especial será instalada em shoppings e escolas de nove cidades do Brasil (Brasília, Goiânia, Recife, Belo Horizonte, Fortaleza, Curitiba, Manaus, Belém e Porto Alegre). Dentro dela estará um ator, representando a consequência do uso de drogas e reforçando o conceito da campanha: ‘Você nunca será livre se escolher usar drogas’.

A campanha — Lançada em junho de 2019, a primeira fase da campanha atingiu, apenas na internet, 16,7 milhões de usuários únicos. Além do conteúdo on-line, foram feitas divulgações em TV, DOOH (monitores de alta tecnologia), MUB (abrigos de ônibus), rádio, minidoor social, cartazes e redes sociais.

Foram realizadas também ações de comunicação, com a participação de atletas de 104 equipes masculina e feminina do esporte brasileiro. Antes ou ao final das partidas, era mostrada uma faixa com a frase conceito da campanha.