Estudo da FGV EMAp aponta que Flamengo tem 32,45% de chances de ser campeão ao vencer o Vasco

Estudo da Escola de Matemática Aplicada da Fundação Getulio Vargas (FGV EMAp) aponta que o Flamengo tem 96,86% de possibilidade superar a pontuação do Palmeiras campeão ano passado (fazer mais que 80 pontos) do Campeonato Brasileiro de Futebol. O levantamento, no entanto, diz que não existe chance de bater o recorde absoluto de pontos (100 pontos) alcançado pelo Cruzeiro em 2003 quando cada time fazia 46 jogos. Atualmente são 38 jogos.

“Considerando o aproveitamento do Cruzeiro de 2003, com 100 pontos, no modelo atual do Brasileirão esse resultado corresponde a aproximadamente 82 pontos. O Flamengo tem 90,86% de superar esse aproveitamento, e 94,36% de, pelo menos, igualar esse aproveitamento recorde”, diz o professor da FGV EMAp Moacyr Alvim.

Rebaixamento – Ainda pelo histograma da FGV EMAp, com 43 pontos, um clube tem 88,9% de chances de escapar do rebaixamento (na rodada 27 com 43 pontos a chance de escapar do rebaixamento era superior a 98%). “O curioso, no entanto, é que o clube que escapou do rebaixamento com menor pontuação desde que o sistema de pontos corridos foi implementado foi o Palmeiras, com 40 pontos em 2014. Pontuação que, ao que tudo indica, vai continuar sendo a menor para escapar do rebaixamento em todas as edições já realizadas até aqui. Pelas 100 mil simulações que geramos, com essa pontuação, um clube tem apenas 36,19% de escapar do rebaixamento”, explica Moacyr Alvim.

Moacyr Alvim ressalta ainda que a probabilidade de um carioca cair é de aproximadamente 18,6%. “Considerando o corte de rebaixamento em 42 pontos, a probabilidade de um carioca ser rebaixado é 15,13%. Se considerarmos o corte de rebaixamento em 43 pontos, a probabilidade sobe para 17,18%”, afirma o professor da FGV EMAp.

Flamengo Campeão – Considerando o desempenho dos clubes até o momento, a chance de o Flamengo se tornar campeão até a 33ª rodada (ou seja, o Vasco ser o time que entrega as faixas de campeão para o Flamengo, na 34ª rodada) é de 22,8%. Já a probabilidade de o Flamengo ser campeão na 34ª rodada, no jogo contra o Vasco, é de 32,45%.

“Isso tudo, é claro, considerando que o jogo Flamengo e Vasco, pela 34ª, não será adiado devido a uma possível classificação do Flamengo para a final da libertadores. Se isso ocorrer, tais resultados são válidos para o jogo seguinte do Flamengo. Nesse caso, teríamos que verificar quais seriam as modificações na tabela do campeonato brasileiro”, pondera Moacyr Alvim.