Entenda a psoríase, doença que afeta cada vez mais brasileiros

A psoríase é uma doença inflamatória crônica da pele que atinge milhares de pessoas no Brasil. Anormalidades do sistema imunológico da pele fazem com que a camada superior da pele (epiderme) cresça mais rápido que o normal, fique vermelha, escamosa, com coceira e dolorosa – 20% dos pacientes têm doenças graves e necessitam de cuidados especializados.

A psoríase é reconhecida desde os tempos antigos e a palavra deriva de psora, o termo grego para coceira e  causa sofrimento significativo para os pacientes, com prejuízo na qualidade de vida de seus pacientes maior do que muitas outras doenças crônicas.

A boa notícia é que houve um grande progresso no tratamento da psoríase nos últimos 15 anos.

Terapias altamente eficazes com baixos riscos de efeitos colaterais graves revolucionaram o atendimento ao paciente. Atualmente, existem diversos tratamentos licenciados para psoríase moderada a grave disponíveis. Nenhum tratamento é adequado para todos os pacientes, mas, em 2019, existem tratamentos disponíveis que podem amenizar e devolver qualidade de vida aos pacientes – mesmo aqueles com a doença mais grave. A maioria dos pacientes precisará de tratamento contínuo para manter o controle de sua doença semelhante aos pacientes com asma ou artrite.