Projeto do CEFET-MG e UFRJ é o único do Brasil selecionado por programa da ONU

CEFET-MG Campus Curvelo

O projeto “Mensuração da eficácia da política de isolamento social da COVID-19 a partir de modelos de demanda de transporte”, elaborado por professores do Departamento de Engenharia de Transportes (DET) do CEFET-MG e do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ), foi o único do Brasil selecionado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) para integrar o programa “Explorando o impacto da COVID-19 e a resposta política na América Latina e no Caribe, por meio de dados de mobilidade”.
 
A pesquisa selecionada tem por objetivo analisar a mobilidade urbana da população brasileira durante a pandemia do novo coronavírus (COVID-19). Para isso, vai usar dados sobre mobilidade já obtidos em trabalhos recentes, outros disponibilizados em uma plataforma criada pelo Pnud e Grandata e ainda informações georreferenciadas disponíveis no Brasil. A pesquisa deverá apresentar um relatório definitivo até meados de dezembro.

De acordo com o professor Renato Ribeiro, com base nas duas pesquisas, foi possível por exemplo, aprofundar como se deu a movimentação dos idosos usuários do transporte coletivo durante o isolamento social. “O idoso tem saído menos de casa e, quando sai, tende a voltar mais cedo se compararmos períodos anteriores à pandemia; agora, vamos investigar a movimentação das pessoas por ramo de atividade, a partir do cartão utilizado nos ônibus”, conclui o pesquisador.
 
Estão participando da pesquisa selecionada pelo Pnud os professores André Leite Guerra, Guilherme Leiva, Renato Ribeiro, Tainá Possas, a servidora técnico-administrativo Mirian Greiner, dois alunos da graduação em Engenharia de Transportes e dois do curso Técnico em Trânsito (todos do CEFET-MG), bem como os professores Romulo Orrico (Coppe/UFRJ) (coordenador da pesquisa) e Matheus Oliveira (Coope/UFRJ) e dois alunos de doutorado de Engenharia de Transportes da UFRJ.